Cultura Ursina
A auto-identificação dos gays como os ursos surgiu em São Francisco na década de 1980 como uma vertente do gay motociclista e depois o couro e comunidades "girth and mirth" (Cintura e alegria, uma outra subcultura da comunidade gay de gordos e obesos). Ela foi criada por homens que sentiram que a cultura gay principal não aceitava muito bem homens que não se enquadravam no estereótipo "Twink" (jovem e sem pêlos). Além disso, muitos homens gays na América rural nunca se identificaram com o estilo de vida urbano estereotipado, e foram à procura de uma alternativa que mais se semelhante à imagem americana de homem trabalhador.
Richard Bulger, editor, e seu parceiro, Chris Nelson, deram início a revista Bear Magazine -- que originalmente era um panfleto fotocopiado—em seu apartamento em São Francisco em 1987. Por um período de cinco anos, a revista cresceu a uma distribuição internacional em formato envernizado, mas intencionalmente mantendo o visual da fotografia preto e branco. Sua companhia, Brush Creek Media Inc., obteve o registro do nome "Bear" para a revista masculina em 1991. Homens barbados, rurais e de classe operária eram idolatrados na revista.
A subcultura ursina passou a fazer uso da Internet, isso pode estar fortemente relacionado ao crescimento de redes sociais online. Homens gays que não se sentiam bem-vindos nos encontros gays locais (ou aqueles que só queriam uma ligação rápida) encontraram acesso fácil e aceitação de pessoas semelhantes online. Esses homens se tornaram os primeiros adeptos de comunidades ursinas.
A comunidade de Ursos se espalhou por todo o mundo, com clubes de Ursos em muitos países. Clubes de Ursos muitas vezes servem como redes sociais e sexuais dos coroas, dos peludos, até dos gordinhos, gays e bissexuais, e os membros muitas vezes contribuem para a suas comunidade gay locais através de fundos ou outras funções.
A comunidade gay de Ursos constitui um nicho especial de mercado comercial. Oferece camisetas e outros acessórios assim como calendários e filmes pornô e revistas destacando ícones Ursos, por exemplo, Jack Radcliffe.
Como mais homens gays têm se identificados como Ursos, mais bares têm se tornados receptivos a esse público. Alguns bares atendem especificamente a fregueses Ursos. Como os Ursos se tornaram mais comuns na mais ampla cultura gay, e mais homens gays e bissexuais se identificam como Ursos, os Ursos não mais se segregam tanto quanto antes. Ursos Gays agora são elemento de destaque da ampla comunidade da gay.
fone:[https://pt.wikipedia.org/wiki/Urso_(cultura_gay)]